top of page

Geomagnetismo

 

     A Terra em que vivemos possui um campo magnético e os efeitos da sua existência já eram conhecidos pela civilização antiga chinesa e foi também usada para orientação na época dos descobrimentos.

     O campo magnético terrestre assemelha-se por isso a um dipolo magnético e pode ser visualizado em termos de um conjunto de linhas de força que saem de um extremo do íman, chamado pólo norte e reentram no outro extremo, o pólo sul. O eixo desse dipolo magnético faz um ângulo aproximado de 11,3º com o eixo de rotação da Terra.

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

     Apesar do campo magnético da Terra parecer-se com o campo gerado por um íman, esta não pode ser a explicação para a origem do campo. A explicação atualmente mais plausível para compreender-se como é gerado o nosso campo magnético, é a Teoria do Dínamo. O movimento do fluido bom condutor (principalmente ferro em estado líquido) no núcleo externo, provocado pela rotação da Terra e pelas correntes de convecção, gera correntes elétricas e por consequência um campo magnético.

     O campo magnético terrestre é uma grandeza com caracter vectorial, isto é em cada ponto do espaço tem uma direcção e uma dimensão.

     A intensidade do campo total varia entre cerca de 24 000 nT numa área da América do Sul e cerca de 66 000 nT numa área entre a Antártica e a Austrália. Em Portugal Continental e no Arquipélago dos Açores varia atualmente em redor dos 44 000 nT, no Arquipélago da Madeira à volta dos 40 000 nT.

     O campo magnético além de não ser homogéneo, sofre variações no tempo. Essas variações podem ser curtas no tempo ou de longa duração. As primeiras são principalmente derivadas da atividade solar e da sua interação com a ionosfera e a magnetosfera da Terra. Como exemplo temos as variações diárias, as tempestades magnéticas (que podem dar origem às auroras boreais), os impulsos magnéticos, etc. Às variações mais lentas que têm a sua origem no interior do núcleo externo dá-se o nome de variação secular.

​

Fonte:

http://www.ipma.pt/pt/enciclopedia/geofisica/geomagnetismo/

https://www.infoescola.com/fisica/campo-magnetico-da-terra/

​

Construção "caseira" da bobine de Helmholtz, para determinação do campo magnético terrestre, no âmbito do curso "feX Mag3D /e-lab".

campo-magnetico-terra.jpg
bobine de Helmholtz.jpg
bottom of page